sobre
A Gerência de Serviços Corporativos - GECOR foi criada em 21 de agosto de 2017 com a junção das Gerência de Controle Interno e Análise de Custos – GECON e da Gerência de Recursos Logísticos – GELOG. Dentro da Estrutura, a gerência é composta de 2 subgerências: Subgerência de Serviços Corporativos - SUCOR e Subgerência de Análise e Controle das Despesas Corporativas - SUCOD, sendo as seguintes atribuições:
- Desempenhar as atividades relativas ao planejamento, elaboração de políticas e gerenciamento de serviços corporativos para atendimento ao Poder Executivo Estadual, especialmente os relativos à gestão de frota, deslocamentos, telefonia, energia elétrica, mensageria oficial, e demais serviços corporativos;
- Propor estudos e projeções para contratação de serviços;
- Elaborar relatórios gerenciais de controle de despesas corporativas;
- Exercer outras atribuições correlatas e complementares na sua área de atuação.
Com a necessidade de aprimorar a gestão e de criar uma identidade para esta nova gerência, foi construído o planejamento estratégico com a participação de todos os servidores do setor. Com estabeleceu-se a missão, a visão e os valores desta nova gerência.
Missão:
Oferecer aos órgãos do Governo do Estado políticas públicas de gestão corporativa com qualidade e melhor custo para que possam focar em suas atividades finalísticas.
Foi importante também construir o significado de serviços corporativos que compreende os contratos corporativos, atas, manuais, preços referenciais, assessoria, entre outros. O objetivo é garantir melhor qualidade na prestação do serviço e redução de custos.
Desta forma, busca-se a excelência na Gestão, com redução de custos e melhoria da qualidade. A visão para o futuro da Gerência está alinhado com prazo e alcance do planejamento estratégico da SEGER.
Visão:
Ser referência estadual no uso de ferramentas administrativas para a melhoria da gestão e qualidade do gasto público até 2020.
Valores:
Ética
Respeito as pessoas
Transparência
União da equipe
Dedicação
Foco nos resultados
Condutora de mudanças
Faça mais usando menos
Serviços de qualidade
A estrutura de Governança é composto por três níveis: Decisão Estratégica, Decisão Operacional e Operação. Conhecendo a estrutura de governança, é possível a divisão dos trabalhos de forma a garantir os objetivos propostos para a gerência, definindo as atribuições de cada um dentro da estrutura hierarquizada.
A gerência possui várias formas de atuação, desta forma, para facilitar o entendimento da carteira de projetos, dividiu-se em Contratos corporativos, Atas de Registro de Preços, Outros Projeto / atividades e Novos projetos, sendo que a composição de cada um segue abaixo:
Contratos Corporativos:
- Telefonia móvel
- Telefonia fixa
- Telefonia Longa Distância
- Abastecimento de Veículos
- Manutenção de Veículos
- Banco de Preços
- Passagens Aéreas
- Mensageria
- Taxi GOVES
Atas de Registro de Preços:
- Rede ES
- PABX
Outros Projetos/atividades executados pela equipe:
- Eficiência Energética
- Mais com Menos
- SIGED
- Preços Referenciais
- Diárias
- Manuais de limpeza e vigilância
Novos Projetos/contratos
- Rastreamento de veículos
- Preços Referenciais de Medicamentos
- Padronização das contratações corporativas
Percebe-se a grandes desafios para a gerência a ser executado pela equipe, assim, para melhorar as entregas estabeleceu-se ferramentas de gestão para realização das atividades com o compromisso de executar melhorar as entregas, a comunicação entre a equipe e entre os órgãos; integrar e padronizar as atividades; e estabelecimento de reuniões periódicas com rotina de apresentação de trabalho à equipe.
Todos estes projetos estão na carteira da GECOR, contudo, não se trata de uma carteira fechada, mas em constante movimento, propiciando sempre a entrada de novos projetos. Assim, está sendo desenvolvida estratégia de Contratação de Serviços Corporativos, para isso, dividimos a contratação em: Estudos Preliminares, Licitação e Monitoramento e Controle.
Assim, a gerência tem condições de focar nos Estudos Preliminares e no Monitoramento e Controle. Como proposta de trabalho, a GECOR irá mapear e padronizar atividades das fases iniciais da contratação; padronizar itens do Termo de Referência; elaborar mapa de riscos para todos os contratos; realizar consultas públicas para pesquisa de mercado; e, definir a estratégia de atuação de acordo com a possibilidade de economia e da criticidade da despesa, conforme mostra o gráfico abaixo:
No Plano de monitoramento e controle, propõe-se implantar planos de ação aos novos contratos; elaborar fluxograma das atividades; monitorar a despesa em 3 vertentes: Despesa (indicadores), Qualidade (avaliação de desempenho) e de Conformidades (contratual). Desta forma, será possível avaliar a efetividade e eficiência da Gerência na sua missão.